MEDICINA NATURAL

Definição de Medicina Natural segundo Benidict Lust
O sistema natural de curar a doença baseia-se no retorno à natureza regulando a dieta, respiração, exercício, banho e o emprego de diferentes forças para eliminar os produtos nocivos para o sistema e elevar assim a vitalidade do paciente a um nível correcto de saúde.

Programa de Medicina Naturopata:
Eliminação de maus hábitos (sobrealimentação, drogas, carne, horários inadequados de vida, preocupações, aberrações sociais e sexuais, etc.)
Hábitos correctores (respiração, exercício, atitude mental positiva, moderação na busca da saúde e riqueza)
Novos princípios de vida (jejum adequado, selecção de alimentos, banhos de luz e ar, hidroterapia, banhos turcos, banhos de lodo, osteopatia ou quiropraxia)

Definição de Medicina Natural segundo Pablo Saz (Universidade de Zaragoza)
A medicina natural é um método terapêutico que tem por base:
O princípio no qual se entende que a saúde mantém-na o próprio corpo, como os seus próprios sistemas e que na doença são estes sistemas que se põem em marcha.
Áreas da ciência actual, como a imunologia, microbiologia e a teoria geral dos sistemas, apoiam esta interpretação
No aspecto metodológico, sem renunciar a nenhum tipo de terapia que possa ajudar o paciente na sua tendência espontânea para a cura, são mais usadas aquelas terapias baseadas em remédios naturais, cuja aplicação foi reconhecida e comprovada na terapêutica:
Fitoterapia, hidroterapia, osteopatia, kinesioterapia, dietética, educação para a saúde, mudança de hábitos, cuidados ambientais, etc.

Principais diferenças para a medicinaconvencional
É integrada, preocupa-se com o paciente na sua totalidade
Não é preocupação eliminar sintomas mas antes a causa
A dor e a doença são fontes de informação para entender a raiz do desequilíbrio
O corpo não é visto como uma máquina mas como um sistema dinâmico
A doença ou desequilíbrio são vistos como um processo com vista ao equilíbrio
A mente e o corpo não estão separados: a possível causa psicossomática está sempre presente
O efeito placebo demonstra o papel da mente na doença e no processo de cura
Na prevenção não estão apenas incluídos comer bem, fazer exercício, não fumar, mas também fazem parte as relações profissionais e familiares, realização pessoal, estado espiritual ou energético ou unidade corpo/mente
É orientada à manutenção da saúde e prevenção das doenças, enquanto amedicina actual roda à volta da doença e a vê como algo normal
Exemplos:
Excessivas intervenções cirúrgicas
Abuso de pílulas anti-contraceptivas
Excessiva preocupação com níveis de colesterol ou tensão arterial, fazendo-se o seu controlo usando medicamentos em vez de alteração de hábitos, conduzindo esta atitude mais tarde a doenças degenerativas importantes
Os cidadãos levam estilos de vida insanos que fomentam a doença e as ferramentas dos médicos actuais, medicamentos e cirurgia, de nada valem
Os medicamentos e cirurgia, ainda que efectivos, têm demasiados efeitos secundários para que possam ser usados nos primeiros estados de uma doença.

que são Fitoterápicos?

Saiba o que são fitoterápicos, sua aplicação na saúde e no emagrecimento e todas as vantagens de sua utilização!
O que é Fitoterápico?

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o fitoterápico pode ser definido como “o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade...”.

No Brasil

O nosso país possui a maior diversidade genética vegetal do mundo, com cerca de 55.000 espécies catalogadas de um total estimado entre 350 mil e 550 mil espécies.

Há ampla tradição de uso das plantas medicinais, vinculada ao conhecimento tradicional (popular). No entanto, medicamentos homeopáticos não são considerados fitoterápicos.Quando comparado aos países europeus, o Brasil está bem abaixo no que se refere ao uso desses recursos naturais, apesar da rica biodiversidade.

No Mundo

Segundo a OMS, cerca de 80% da população mundial faz uso de medicamentos derivados de plantas medicinais. No Brasil pesquisas demonstram que 91,9% da população já fez uso de alguma planta medicinal.

A Fitoterapia

A terapia medicinal por meio do uso de plantas com propriedades terapêuticas é uma técnica existente há milhares de anos na medicina popular de diversos povos. Entretanto, para o fitoterápico ser aprovado e liberado para comercialização, é necessário decorrer por diversas etapas: a Botânica (que se refere à identificação do material vegetal); Farmacêutica (onde é definida a maneira ideal de preparo); Ensaios Biológicos (fase de testes frequentes, inclusive em animais) e Etapa Clínica (dividida em quatro partes, onde o medicamento é usado primeiro em poucas pessoas, depois em indivíduos doentes, em seguida prolonga-se o tempo de uso, para, só então, expandir o uso em um número maior de pacientes, o que vai comprovar a eficácia e funcionalidade de tal fitoterápico).

Porque Fazer Uso?

Um medicamento fitoterápico é elaborado através de plantas medicinais e seus derivados (tais como: suco, cera, óleo, extrato, entre outros), numa mistura de substâncias feita de maneira industrializada. Com o objetivo de prevenir, aliviar ou melhorar o estado patológico, além de curar doenças, o fitoterápico é, na essência, um produto que tem eficácia garantida e oferece menos efeitos colaterais e riscos ao paciente. É preciso ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados, como, por exemplo, a restrição do uso para mulheres grávidas e lactantes (em fase de amamentação), pois algumas substâncias podem interferir negativamente na fase de gestação e torna-se um fator abortivo. As plantas medicinais mais procuradas pela população são: artemísia, babosa, boldo, camomila, carqueja, catuaba, erva doce, erva cidreira, eucalipto, espinheira santa, ginseng, guaco, guaraná, hortelã, malva, quebra-pedra, romã e tanchagem entre outras.

Samuel Hahnemann

O que é a Homeopatia?
Homeopatia é um sistema natural de medicina que dá alivio e cura a milhões de pessoas em práticamente todos os países do mundo. É uma terapia baseada na prática de tratar "igual com igual". O nome Homeopatia é derivado do Grego "homoios" que significa "igual ou similar". Homeopatia está relacionada com o tratamento da pessoa inteira como um todo, ao contrario de tratar as doenças ou os sintomas isoladamente. Por esta razão várias pessoas com a mesma doença podem ter que ser tratadas com remédios diferentes.
É a Homeopatia uma nova terapia?
Homeopatia é um sistema de saude bem estabelecido em todo o mundo, apesar de serem poucas as pessoas que estão bem informadas àcerca de como funciona. Conhecida já na Grécia antiga duma forma rudimentar, foi na época moderna introduzida pelo brilhantissimo médico Alemão Dr. Samuel Hahnemann no início do século dezanove.
Impressionado e desanimado pelos métodos barbaros usados pela medicina naquela época, o Dr. Hahnemann procurou uma forma alternativa de medicina mais natural e mais humana. Nas suas experiencias ele começou por tomar doses massivas de Cinchona que era uma droga usada para o tratamento da Malaria. Para sua surpresa ele descobriu que tomando Cinchona ele contraía simtomas identicos aos que apresentavam os doentes com Malaria.
A partir desta observação ele desenvolveu o principio básico da Homeopatia tal como a conhecemos hoje.
A Homeopatia é hoje considerada e bem aceite como uma forma alternativa de tratamento completamente sem efeitos secundários e cujos resultados podem ser considerados surpreendentes.
De que forma funciona a Homeopatia?
Homeopatia é uma forma de tratamento e saude, no qual os remédios estimulam e encorajam as defesas normais do organismo, para recuperarem duma forma natural, sem necessidade de recorrer a medicamentos perigosissimos, que por vezes além de não curarem nada, ainda acabam por provocar mais disturbios no doente, do que aqueles que ele inicialmente apresentava.
O principio da Homeopatia em tratar"Igual com igual" é baseado em tratar uma doença com uma substancia que produz numa pessoa saudável sintomas semelhantes aos que a pessoa doente apresenta. Medicina convencional ou Allopatia acredita que o sintoma é causado pelas doença, enquanto a Homeopatia vê o sintoma como uma reacção natural do organismo para curar a doença.
Por exemplo "Ipecacuanha" (extraída da raíz desta planta) se tomada por uma pessoa saudavel, causará vómitos, mas se for tomada por uma pessoa doente em doses ultra-diluidas e potentizadas irá curar o vómito.
Os remédios Homeopaticos contêem quantidades muito reduzidas das substancias originais e são chamadas "Potencias", sendo preparadas duma forma especial. Essas grandes diluições e potencializações não só aumentam o seu poder curativo como evitam completamente os efeitos secundários.
Homeopatia tem algum risco?
Não, Homeopatia não tem absolutamente nenhum efeito secundário ou risco e também não provoca habituação alguma.
Como são os remédios Homeopaticos?
Os remédios Homeopáticos são identicos a qualquer outro remédio apesar de serem preparados duma forma bem diferente.
Existem no mercado mais de 2.000 Remédios Homeopaticos e eles são geralmente apresentados sob a forma de granulos, tablets e liquidos. São todos preparados em modernos laboratórios, em condições cientificas e com muito elevada qualidade.
Estes remédios são feitos a partir de substancias puras derivadas dos reinos Vegetal, animal e mineral que são listadas nas farmacopeias de quase todos os países modernos e civilizados.
Como devo tomar estes remédios?
Os granulos devem ser diluidos na boca ou debaixo da lingua de preferencia, sem que pelo menos 20 minutos antes e 20 minutos depois se coloque na boca qualquer outra substancia, como comida, tabaco ou em especial substancias com paladar intenso.
De notar que substancias como o Café, Chá, Mentol, Eucalipto e Canfora podem ser antidotos e anular a acção dos remédios Homeopáticos, Por essa razão devem ser evitados enquanto durar o tratamento homeopático.
A "Canfora" em especial, que também é usada como remédio homeopático, é antidoto de quase todos os outros remedios, devendo por isso estar sempre bem longe do lugar onde se guardam os outros remédios, visto que os seus vapores são suficientemente fortes para anular os efeitos deles.
A frequencia e a dose com que devem ser tomados deve ser estipulada pelo seu Médico Homeopata. As potencias são marcadas nas embalagens dos remédios por numeros colocados a seguir aos nomes.
Por exemplo: Arnica 6x, Cantharis 30x ou Kali C. 12c. Deve-se abandonar o tratamento logo que os sintomas tenham desaparecido completamente.
Uma alimentação cuidadosa, exercicio e um descanso de sono adequado são ajudas que devem ser tomadas em consideração em qualquer tratamento Homeopatico.
Deve-se evitar tocar nos remédios com as mãos ou mesmo colocá-los fora da sua embalagem. Evitar a exposição à luz e a campos magnéticos intensos, como os provenientes de aparelhos electricos, electrónicos, transformadores e outros.

FLORAIS DR BACH


Essência floral é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega brandy ou álcool natural como conservante. O resultado é uma solução hidroalcaólica diluida que não possui princípios ativos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral e não apresentam toxicidade para as doses habituais.

Objetivo da essência floral

É uma terapia criada, nos anos de 1928 a 1936, pelo Dr. Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar a estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.



fontes: http://www.fortunecity.com/boozers/blacklion/129/homeopatia.htm -http://www.emex.com.br/sua_alimentacao/sua_alimentacao/id/274/r/o-que-sao-fitoterapicos---- -http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principallif (WIDGETBOX) WIDGETBOX.renderWidget('a3598f31-ad42-41d0-8903-5f1a970f8de2');Get the Zen Meditation Chimes widget and many other great free widgets at Widgetbox! Not seeing a widget? (More info)